
Receita de Bolo de Aipim (Mandioca ou Macaxeira) de Liquidificador retirado do http://comendobem.wordpress.comIngredientes:
- 1 Kg de aipim cru ralado (pesar depois de descascado)
- 4 ovos
- ½ xícara (chá) de óleo de canola
- 1 e ½ xícaras (chá) de água
- 8 colheres de sobremesa de leite em pó integral
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (café) (rasa) de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Preparo:
Rale o aipim com um ralador manual ou com a lâmina para ralar do processador de alimentos. Reserve. Bata no liquidificador os ovos, o óleo, a água, o leite em pó, o açúcar e o sal. Despeje o conteúdo do liquidificador em uma tigela. Acrescente o aipim ralado e misture bem. Por fim, acrescente o fermento e misture. Despeje a massa em uma forma retangular de 35 cm x 23,5 cm, apenas untada com manteiga. Asse em forno médio (180º) pré-aquecido por cerca de 1 hora e 20 minutos ou até dourar.
Dicas:
- Utilize uma xícara de 250 ml para fazer as medidas. Se não tiver uma xícara do tamanho correto, procure entre os seus copos, pois muitos deles têm 250 ml. Encha o copo com água até a boca e depois despeje-a em um recipiente com marcação de mililitros para verificar sua capacidade.
- Para medir corretamente o açúcar, coloque-o na xícara-medida com o auxílio de uma colher de sopa e não bata a xícara na mesa para assentá-lo, pois isso o compactará e fará com que você ponha mais açúcar do que o necessário para a sua receita o que poderá deixá-la excessivamente doce. Depois que a xícara estiver bem cheia de açúcar (“transbordando”), “arraste” horizontalmente o cabo de uma colher contra a borda da xícara e sua medida estará perfeita. A mesma dica pode ser utilizada para medir todos os tipos de farinha.
- A utilização de óleo de canola é apenas uma sugestão. Pode-se usar qualquer tipo de óleo vegetal cujo sabor não interfira na receita, como, por exemplo, o óleo de soja ou o óleo de milho.
- O azeite, por ter sabor ativo, não deve ser usado em receitas doces.
- A água utilizada como ingrediente de receitas deve ser sempre filtrada ou mineral sem gás. A água da bica contém impurezas e não deve ser usada para esse fim.
- A receita com aipim ralado é a tradicional, além de ser mais prática e ficar muito gostosa. Se preferir, no entanto, é possível bater o aipim no liquidificador com os demais ingredientes. Para isso, utilize um liquidificador potente e divida a massa em pelo menos 4 partes, batendo uma de cada vez. Antes de ser liquidificado, o aipim deve ter sido previamente ralado ou cortado em pedaços pequenos para não danificar o aparelho.
- O bolo pode ser congelado depois de assado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo carinho em forma de comentário!